Podem parecer a mesma coisa, mas na realidade são diferentes.
O seu talento, advêm da habilidade para realizar uma tarefa. Ou ainda, apresentar aptidão para algo. Ou seja, ser talentoso consiste na capacidade de desenvolver uma ação com eficiência e de maneira natural. Um talento pode-se desenvolver por formação e por prática do mesmo. Poderá ser considerado um reflexo da sua inteligência, quer cognitiva (intelectual) quer emocional.
Será que o talento diz muito sobre quem somos e como lidamos com as emoções?
Por outro lado, o dom quer dizer que desempenha algo com eficiência e destreza. Vem connosco. Nasceu connosco. O dom é a capacidade inata de fazer algo com excelência, mesmo diante de circunstâncias difíceis para outras pessoas.
Parecem dois conceitos similares, contudo o dom não é aprendido. Só existe na forma inata. O talento pode ser desenvolvido ou aprimorado. Muitas vezes falamos de talentos e não de dons. O dom é assim, uma habilidade incrível que nasceu connosco que através de treino, dedicação e disciplina é possível aperfeiçoá-lo, atingindo um nível mais alto. Pode-se ter uma voz potente para se tornar num cantor ou a sensibilidade certa para ser um pintor, etc. Cada ser humano no mundo tem um dom específico que pode ser revelado durante a vida ou não. Mesmo essa possibilidade nem sempre acontece.
É possível que tenha um dom e que ainda não saiba disso. Ou pode ser que tenha um dom, saiba disso, mas ainda não lhe deu o destaque que ele merece.
Será?
Para desmistificar essa questão tão importante é essencial que se conheça a si mesmo de maneira profunda. Pode até parecer estranho a ideia de que não se conheça e não saiba bem quem é. Porém, essa falta de sabedoria interna pode ser real ou não, e é mais comum do que se imagina.
Para superar aquele possível quesito, existe uma prática ou diria uma arte, chamada autoconhecimento. Realizar aquela tarefa com êxito não é fácil ou rápido, mas vale a pena. Uma vez que apreenda os seus pensamentos, ações e reações com profundidade é mais fácil ser uma pessoa estável e melhor no âmbito pessoal e profissional. A prática dessa atividade é um dos principais resultados e consequências de processos de coaching. O método é capaz de transformar a vida de uma pessoa de maneira positiva, pois o autoconhecimento está entre as muitas técnicas e ferramentas usadas durante as sessões, e a que se afigura mais útil em processos de mudança.
O autoconhecimento promove o entendimento sobre quais são os seus pontos fracos, ou seja, aqueles que merecem mais atenção, dado que são em geral sabotadores. Também permite que fortalecer os seus pontos fortes e até descubrir novos que podem estar escondidos.
Como resultado do processo de transformação e mudança pode encontrar o seu dom ou os seus dons. Mais do que simplesmente indicar ou tomar consciência, o autoconhecimento permite a evolução persistente.