
Comemorou-se há 3 dias atrás o Dia da Mulher, por isso este mês o tema do nosso blog tem a ver com as Mulheres e o Dinheiro.
E porquê este tema? Tal como acontece com a vida profissional e pessoal, para uma mulher, nem sempre é fácil administrar a vida financeira pessoal que muitas vezes se confunde ou mistura com as finanças da família. Neste contexto é complicado manter o equilíbrio entre as receitas e as despesas, gerir o saldo do final do mês, como contribuir para a economia doméstica, quais os melhores investimentos para cada perfil, e até mesmo ter controle suficiente para não entrar em dívidas.
O hábito de gerir dinheiro é mais importante do que a quantidade de dinheiro que se tem. Está muito mais ligado à prosperidade do que ao volume que se ganha por mês. Como gastar com inteligência, poupar e investir para garantir o futuro? Como criar condições que beneficiem sua família no futuro, e que as ajudem a realizar seus sonhos do presente?
Estas e outras questões colocam-se sempre que uma Mulher quer viver a sua Independência Financeira. E afinal o que quer isto dizer? Ser livre financeiramente, significa entre outras coisas, poder ficar sem trabalhar durante um longo período de tempo e ainda poder desfrutar de uma vida de paz e tranquilidade sob diversos aspectos, com uma sensação muito grande de satisfação e realização pessoal.
Ser livre financeiramente é ter autonomia para viver sem precisar se preocupar com suas contas e finanças, podendo fazer aquilo que você quiser, quando quiser e durante o tempo que bem entender…
E como que podemos assumir o controlo das nossas Finanças dentro da nossa realidade?
Começar por identificar o nosso perfil financeiro: controlada, económica, gastadora ou desequilibrada? No artigo do mês passado escrevemos sobre os perfis financeiros e como identificar cada um.
Controlar as finanças pessoais em qualquer fase da vida. Está provado que quanto mais cedo se aprende a gerir dinheiro mais fácil é interiorizar as metodologias e mais fácil se torna criar hábitos financeiramente saudáveis.
Investir em nós! Este é sem dúvida um dos maiores segredos da independência financeira. Dedicar-se constantemente aos estudos, manter-se informada sobre a atualidade e o mercado financeiro, saber quais os melhores investimentos, como organizar-se para poupar, e especializar-se cada vez mais em sua carreira, são formas de trabalhar pelo próprio crescimento.
A vida é cheia de surpresas e nós precisamos estar preparadas para elas. Para estar pronta para grandes mudanças, sejam profissionais ou pessoais, é preciso organização financeira!
“Com o dinheiro podemos comprar muitas coisas, mas não o essencial para nós. Proporciona-nos comida, mas não apetite; remédios, mas não saúde; dias alegres, mas não a felicidade.”
Henrik Johan Ibsen
Quer ser financeiramente independente?
Contate para saber mais sobre o Programa de Literacia Financeira para Mulheres: https://forms.gle/Y6vV4XTrqTy5nhj5A

Dulce Forte
Fundadora da AESS;
Formadora Certificada em Literacia Financeira;
Mentora em Programas de Educação Financeira